Bitcoin Grátis

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ESPADA DE SAKAMOTO RYOMA

Foto: Asahi Shimbun

KYOTO - A espada que o lendário samurai Sakamoto Ryoma estava armado quando foi assassinado foi autenticado por especialistas. A identificação positiva da lâmina foi feita 85 anos depois que ele foi doado por um descendente de Ryoma para o Museu Nacional de Kyoto.

Foi a única espada que Ryoma (1836-1867) tinha com ele quando assassinos o atacaram em Kyoto, disse o museu ao fazer o anúncio. Foi feita por um ferreiro que atendia pelo nome profissional de Mutsu no Kami Yoshiyuki.

Ryoma desempenhou um papel fundamental na transferência de poder do Xogunato Tokugawa ao governo Meiji nos anos finais do Período Edo (1603-1867). Ele é historicamente um dos samurais mais popular e famoso e tem sido o foco de muitos livros e programas de TV.

A espada foi doada ao Museu Nacional de Kyoto por membro da família de Sakamoto em 1931, mas sua identidade foi contestada, uma vez que não suportam as características habituais de uma espada Yoshiyuki - que tinha muito pouca curva e um padrão diferente em sua lâmina.

Uma documentação escrita no momento da doação da espada foi encontrada em 2015 durante a pesquisa realizada pelo Museu Memorial Sakamoto Ryoma na cidade de Kochi, localizada no litoral sul da ilha de Shikoku.

A documentação revelou que havia perdido sua curva em um incêndio, que eclodiu na casa do descendente de Ryoma em Kushiro - Hokkaido, na parte mais ao norte do Japão, em 1913. A espada foi polida após o incidente.

Além da sua curva, o incêndio destruiu a bainha que suportava a espada que usou Ryoma quando lutou contra os assassinos.

O Museu Nacional de Kyoto examinou a espada usando a tecnologia mais recente. Ele confirmou vestígios do padrão original na lâmina que tinha sido obscurecida pelo repolimento.

"Com base na documentação e investigação científica, estamos certos de que é genuíno", disse Teiichi Miyakawa, curador sênior e pesquisador do museu.

A espada será exibida para o público em uma exposição especial itinerante em quatro locais ao redor do Japão: 

O Museu Nacional de Kyoto (15 outubro - novembro, 2016). 
O Museu Nagasaki de História e Cultura (17 dezembro - 5 fevereiro, 2017). 
O Museu Edo-Tokyo, em Tokyo (18 de abril de 29 de junho de 2017).
O Museu de Shizuoka City of Art (1 julho - 27 agosto, 2017).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feature